Centro de Treinos de Futebol Feminino (CTFF) FIFA ACADEMY implementado na ilha Terceira em Dezembro do ano passado continua a crescer. "No último treino, conseguimos isolar dois grupos de atletas" comenta Davide Valente, treinador principal do CTFF. "Significa que atingimos, pela primeira vez desde que começámos, um número que nos permitiu criar situações de jogo distintas para as Seniores e para as Sub 14".

No grupo de praticantes que se reúne, por norma, às quintas-feiras, estão representadas cerca de 9 freguesias e 5 clubes. "Pode acontecer algumas atletas do CTFF já terem tido contacto com o Futebol e com o Futsal, mas o mais importante, de facto, é a oportunidade de quem quiser praticar Futebol se juntar a nós, independentemente da idade e de estar ou não inscrito", recorda Saúl Neves, Coordenador Técnico da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH).

Para além de promover a modalidade, o CTFF pretende ser também um espaço de captação de talentos, "Muitas meninas não jogam porque não têm onde jogar" refere o Coordenador da AFAH, "no Centro de Treinos elas têm a possibilidade de desenvolver as suas capacidades técnico-tácticas, de se manterem activas e de mostrar o seu potencial enquanto atletas. Aliás, já houve um caso de uma jogadora que não estava no activo e foi convidada por um treinador que veio assistir a um treino a inscrever-se no clube dele. Colocar os agentes desportivos em contacto é um dos objectivos do projecto».

Paulo Gomes, presidente da AFAH, manifestou a vontade de, no futuro, alargar o CTFF às ilhas de São Jorge e da Graciosa, "para avançar com este projecto, tivemos de cumprir com vários requisitos exigidos pela FIFA, se a evolução continuar a ser tão positiva como tem sido até agora, gostaríamos, obviamente, de dar a possibilidade às outras ilhas de abraçarem este desafio, até porque, volto a recordar, São Jorge é a única ilha dos Açores com provas femininas de Futebol 7 activas".

No próximo mês de Abril, dia 25, a AFAH realizará a Festa do Futebol Feminino, um evento da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que tem como objectivo promover um torneio entre equipas femininas de Sub 15, Sub-13 e escalões inferiores. As equipas podem ser representantes de Escolas, Clubes, Centros de Treino ou um conjunto de jogadoras que se reúna e pretenda participar. "A Festa do Futebol Feminino, durante a fase regional, é realizada individualmente por cada associação distrital", esclarece Saúl Neves. "Nesse dia, qualificam-se para a Fase Nacional as atletas que forem seleccionados para integrar a selecção da AFAH. As seleccionadas têm oportunidade de participar na Festa do Futebol Feminino Nacional em conjunto com outras jogadoras oriundas de vários pontos do país. Este evento dá oportunidade à própria FPF de observar e seleccionar, posteriormente, as que poderão integrar estágios de observação mais prolongados".

Apesar do acesso à Fase Nacional da Festa do Futebol Feminino ser válido apenas para os escalões Sub 15 (Futebol 7) e Sub 13 (Futebol 5), a Festa do Futebol Feminino da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) será aberta a todas as equipas femininas que desejem participar no evento, independentemente do escalão competitivo onde se encaixem. Caso pretenda mais informações sobre o evento, contacte a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo através do email [email protected] ou do telefone 295 213 617.

Imagem: ©Márcio Borges/AFAH