O presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) Paulo Gomes reuniu, no passado dia 22 de Maio, com os coordenadores técnicos dos 8 clubes da ilha Terceira que têm escalões de formação activos no Futebol – SC Angrense, SC Barreiro, Boavista CR, GD Fontinhas, JD Lajense, SC Lusitânia, SC Praiense e SC Vilanovense.

A reunião serviu para debater a questão das transferências de atletas entre clubes, “esta situação das transferências constantes de jovens entre clubes é preocupante” adiantou Paulo Gomes, “A AFAH não vê a má utilização das transferências como algo benéfico para a evolução e progresso dos atletas, daí termos mantido sempre uma comunicação muito próxima com os clubes na tentativa de travar estes comportamentos”.

Depois do debate e troca de ideias, todos os clubes se comprometeram a assumir uma postura mais transparente no que diz respeito aos processos de transferência de atletas, tendo os coordenadores técnicos presentes garantido a articulação desta premissa com os respectivos directores de cada emblema. “Estou muito optimista” revelou o Presidente da AFAH, “Este problema é uma das maiores preocupações da associação na qual temos vindo a trabalhar continuadamente. Quero acreditar que os clubes cumprirão com a sua palavra e honrarão o que foi acordado entre todos” concluiu.

No encontro foram ainda definidas outras medidas a implementar na próxima época desportiva 2019/2020 conforme adiantou Paulo Gomes, “os clubes também se comprometeram a realizar, todos os meses e em parceria com a AFAH, um encontro entre os Traquinas e Petizes inscritos; falou-se ainda nas alterações dos dias e horários dos jogos dos escalões de formação e foi discutida, com agrado, a aplicação da medida que permite que um determinado nº de atletas sub 20 possam jogar em provas de Juniores A”.

Imagem: ©Mário Picanço