A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) marcou presença em mais um workshop promovido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), desta vez destinado a todos os Secretários Gerais da FPF. A representar a AFAH esteve Maurício Toledo, Vice-presidente adjunto da direcção.

No encontro que reuniu as 22 associações de futebol distritais e regionais (ADR’s), a FPF deu especial atenção ao tema “Transparência e Combate ao Tráfico Humano”. “Este problema assombra o desporto e o futebol em particular”, partilhou o Vice-presidente da AFAH. “É uma questão pública extremamente preocupante sobre a qual existem muitas dúvidas. A FPF tem vindo a trabalhar em parceria com várias associações com o intuito de criar barreiras eficazes que impeçam esse tipo de actividades ilícitas no Futebol português.”

Dados apresentados durante o workshop revelaram que dos 31.228 atletas inscritos em competições não profissionais de Futebol, Futsal e Futebol de Praia esta época desportiva 2018/19 nas ADR's, 91% são de nacionalidade portuguesa e 9% de nacionalidade estrangeira.

Entre os vários temas abordados, seguiu-se o processo de Certificação, medida criada pela FPF para regular e elevar os padrões de qualidade do processo de formação desportiva. “Os contratos de formação que a FPF pretende aplicar e que só são possíveis para clubes certificados”, explica Maurício Toledo, “podem ajudar a controlar a dança das transferências de atletas entre clubes. Essa questão prejudica muito a formação de jovens atletas e, portanto, a existência destes contratos, que só podem ser realizados entre o mínimo de 1 ano e o máximo de 3, a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18, vem ajudar a refrear a situação. É uma medida positiva com a qual estamos em consonância”.

No final, o Vice-presidente adjunto da AFAH não deixou de realçar, uma vez mais, a importância destas iniciativas, “A associação tem feito um esforço para estar presente em todos os eventos que considera importantes e fundamentais para a actividade dos nossos filiados. As exigências do Futebol nacional são constantes e mudam diariamente, temos de estar preparados para esclarecer os nossos clubes e para ajudá-los a ultrapassar obstáculos. Não tem sido fácil, mas os resultados indicam que estamos no caminho certo”, concluiu.


Imagem: Arquivo ©FPF