Estão definidas as meias finais do Campeonato de Portugal. Os clubes semifinalistas, UD. Leiria-UD Vilafranquense e SC Praiense-Casa Pia AC, medem forças a 9 e a 16 de Junho, para encontrar as equipas que serão promovidas à Ledman Liga Pro.

Nas partidas da 2ª mão dos quartos de final, a U. Leiria recebeu e venceu o Lus. Lourosa por 2-0, depois do triunfo por 3-2 no primeiro jogo. O Vilafrenquense perdeu por 3-1 em Vizela, mas beneficiou do golo marcado fora, uma vez que em casa tinha levado a melhor por 2-0. Ao SC Praiense, filiado da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), serviu o empate a um golo com o AD Fafe, depois de ter vencido na casa do adversário por 1-0. Em Fiães, o Sp. Espinho venceu o Casa Pia por 1-0, um resultado que igualou a eliminatória da 1ª mão. Como não houve golos no prolongamento, a decisão foi para os penáltis, com o Casa Pia a ser mais forte, vencendo por 4-2.

Paulo Gomes, presidente da AFAH, acompanhou o jogo no Estádio Municipal da Praia da Vitória e aproveitou a oportunidade para parabenizar a equipa de Francisco Agatão, «estou notoriamente satisfeito, sofremos muito, mas estamos confiantes na próxima eliminatória que poderá dar à AFAH, pela 1ª vez, a presença de um filiado nos campeonatos nacionais. Quero dirigir também uma palavra muito especial para o público que se deslocou à Praia da Vitória. Fiquei muito sensibilizado com o apoio de todos os presentes, mesmo daqueles que não sendo adeptos do SC Praiense, não deixaram de vibrar com uma oportunidade, que a concretizar-se será importante para todos nós, especialmente para o desenvolvimento da ilha Terceira e para a qualificação do desporto regional».

O programa de jogos da próxima ronda segue seguinte calendarização:

2.ª Eliminatória (Meias-Finais), 9 e 16 de junho de 2019
1.ª mão | 9 de Junho de 2019
UD Leiria-UD Vilafranquense
Casa Pia AC-SC Praiense

2.ª mão | 16 de Junho de 2019
UD Vilafranquense-UD Leiria
SC Praiense-Casa Pia AC

A final do Campeonato de Portugal está agendada para o próximo dia 23 de Junho. Confira aqui todos os resultados da competição.