No passado mês de Maio, realizou-se o último treino da época desportiva 2018/2019 do Centro de Treinos de Futebol Feminino FIFA Academy. O projecto – implementado na ilha Terceira em Dezembro de 2018 – pretende promover o incentivo à prática regular e organizada do Futebol em crianças, jovens e adultos do género feminino e melhorar as capacidades físicas, técnico-tácticas e sociais das jogadoras. Os treinos, realizados por norma às quintas-feiras, contaram neste primeiro ano de actividade com cerca de 30 atletas entre os 8 e os 40 anos de idade. 

Davide Valente, treinador principal do Centro de Treinos, mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos, «à excepção da Festa do Futebol Feminino que não teve a adesão esperada, a época foi fantástica e superou todas as expectativas a nível de participação. Começámos com 10 participantes em pleno Inverno, na semana antes do Natal, e terminámos com o dobro. As atletas empenharam-se verdadeiramente e acabaram por ser as próprias embaixadoras do projecto, convidando amigas e colegas a participarem também».

Catarina Bernardino, uma das participantes, contou à Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) o que significou para ela fazer parte do grupo, «para mim este projecto foi uma mais-valia! Sempre tive o sonho de jogar Futebol de 11, mas infelizmente cá não temos. O Centro ajudou-me a crescer enquanto atleta e a perceber como é treinar a modalidade. Senti-me muito bem, principalmente quando os treinos eram divididos por escalões. Jogar com atletas da mesma idade dá mais ritmo ao treino, mas dentro de campo somos todos iguais. Para mim o futebol é um momento de união entre pessoas diferentes que amam a mesma coisa, neste caso o desporto e não interessa a cor, a classe social, a idade ou muito menos o género! O lugar da mulher é onde ela quiser!»

Paulo Gomes, presidente da AFAH, revelou entretanto o alargamento - na próxima época desportiva 2019/2020 - do Centro de Treinos de Futebol Feminino às outras duas ilhas da jurisdição da associação, «é importante que estas atletas procurem os clubes e que os clubes as procurem a elas também. Estamos a poucas semanas do arranque da nova época desportiva e gostaríamos muito de ter provas associativas femininas activas quer no Futebol quer no Futsal nas ilhas onde não existem. Aliás, as duas modalidades podem conjugar-se sem prejuízo para nenhuma das partes. É importante fortalecer a competição e permitir que estas participantes e outras interessadas tenham espaços regulares de prática desportiva. O Centro de Treinos é um projecto fantástico e queremos levá-lo, se for possível, para as outras duas ilhas, São Jorge e Graciosa. Queremos repartir os treinos para que cheguem a todo o público-alvo que pretendemos atingir».

Recorde-se que esta época desportiva, a AFAH foi a única associação de Futebol regional com provas de Futebol 7 femininas activas, sendo as mesmas asseguradas pelo AtlânticFut e pelo FC Urzelinense (São Jorge). O número de mulheres a praticar desporto federado em Portugal tem crescido de forma consistente nos últimos anos e, embora esteja ainda longe de um cenário de igualdade, representam já 30% dos atletas federados. De acordo com dados recentes do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Federação Portuguesa de Futebol, que integra ainda o futsal, conta com 8.363 mulheres federadas. A promoção da igualdade de género transcende, inclusivamente, os registos de praticantes federados, sendo visível a participação feminina noutras áreas do movimento associativo, seja na condição de árbitras, treinadoras ou dirigentes.