A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) promoveu, esta semana, uma actividade desportiva aberta direccionada para as crianças que frequentam os centros de atividades de tempos livres (CATLs) do concelho de Angra do Heroísmo.

A iniciativa, inserida no plano de actividades de carácter social que a associação de Futebol mais antiga dos Açores tem priorizado desde que a nova direcção tomou posse (Junho de 2018), pretendeu, entre outros propósitos, dar a conhecer a modalidade do Futebol e incentivar a prática desportiva nos mais novos.

«Os estudos divulgados recentemente são alarmantes» salientou Paulo Gomes, presidente da AFAH. «Um deles coloca os Açores como a região com maior prevalência de excesso de peso infantil onde 1 em cada 3 crianças tem peso a mais. O outro refere que a falta de tempo e dinheiro dos pais são dois dos principais obstáculos à prática desportiva pelas crianças. Estes dados são preocupantes e não podemos, enquanto instituição de utilidade pública, ficar de braços cruzados. Esta iniciativa pretende estimular a prática desportiva entre os mais novos e encurtar o período em que podem, eventualmente, ficar sem acesso ao desporto, o que acontece, normalmente, durante as férias de Verão». 

Recorde-se que a 1ª campanha de sensibilização da AFAH – Uma peça de fruta, um golo! – levada a cabo a época desportiva passada, valeu à Associação de Futebol de Angra do Heroísmo o Prémio de Mérito e Responsabilidade Social atribuído pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O “Há Bola nas Férias!” pretende ser replicado em ocasiões a definir com os CATLs.