A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), em consonância com todas as deliberações emanadas pelas autoridades responsáveis pela saúde e alinhada com as determinações da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), comunicou a suspensão das suas competições no dia 12.03.2020, no seu comunicado oficial n.º 93.

Posteriormente, devido ao agravamento da pandemia na Região, a AFAH comunicou o cancelamento de todas as competições de Futebol e de Futsal de formação, no seu comunicado oficial 98, de 28.03.2020.

No dia 08.04.2020, através do comunicado oficial n.º 99, a AFAH comunicou o cancelamento de todas as competições de Futebol e de Futsal de seniores masculinos e femininos, com exceção para os campeonatos de ilha de seniores masculinos das referidas variantes.

Com efeito, considerando,

- Que no dia 30 de abril, o Conselho de Ministros decidiu que só autorizará a realização de jogos da Liga NOS e a final da Taça de Portugal;

- Que no dia 30 de abril de 2020 foi emitido pela Presidência do Governo Regional dos Açores um documento com as medidas de flexibilização de restrições na Região Autónoma dos Açores, que não contempla o retorno da atividade desportiva federada;

- Que a AFAH questionou a Direção Regional de Saúde, que nos comunicou que a Resolução do Conselho de Governo n.º 123/2020 de 04 de maio de 2020, ainda não define uma data para o reinício da nossa atividade;

- Que a AFAH questionou as entidades gestoras dos espaços desportivos e que, excetuando a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, as respostas obtidas estão alinhadas com o cumprimento da Resolução do Conselho de Governo n.º 123/2020 de 04 de maio de 2020, que ainda não define uma data para a abertura das instalações desportivas, não sendo possível a utilização das mesmas;

- Que a AFAH questionou as forças de segurança, que nos informaram que a legislação existente quer a nível Nacional, quer a nível Regional, não parecem contemplar de momento, o reatamento  da atividade desportiva que tutelamos localmente e não poderá a PSP, igualmente, e enquanto a situação não estiver devidamente normalizada e enquadrada legalmente, através de legislação própria, fornecer elementos policiais, para a observância das normas de segurança dos nossos eventos desportivos.

- Que não haverá descidas no Campeonato de Portugal;

- Que a Direção Regional do Desporto não permite, à luz da legislação, proceder ao alargamento de Clubes no Campeonato de Futebol dos Açores (CFA), para um número superior a 10 Clubes;

- Que por força da vaga criada pela promoção do CD Rabo Peixe, será aplicado o regime de substituição de Clubes e que o mesmo prevê que será a Associação de Futebol de Ponta Delgada a indicar o Clube para preencher a referida vaga;

- Que não haverá descidas no CFA;

- Que não será aplicado o regime de subidas das provas locais;

- Que a Direção Regional do Desporto nos informou que, sem a aplicação do regime de subidas para o CFA, não atribuirá o apoio previsto para a realização do Apuramento do Campeão da AFAH de seniores;

- Que o Graciosa FC “A” liderava o campeonato de seniores masculinos da ilha Graciosa e que à data da suspensão da prova, já tinha obtido os pontos necessários para vencer a competição;

Deliberou a Direção da AFAH:

- Dar por concluído o Campeonato de seniores masculinos de Futebol da ilha Graciosa, declarando o Graciosa FC “A” como vencedor, com a respetiva atribuição do título e sem efeitos desportivos imediatos;

- Dar por concluídos os Campeonatos de seniores masculinos de Futebol das ilhas São Jorge e Terceira, sem a declaração de vencedores, sem atribuição de títulos e sem efeitos desportivos imediatos;

No que respeita ao campeonato de ilha de Futsal masculino, atendendo que a FPF está a analisar a inclusão ou não dos vencedores dos campeonatos distritais/regionais 2019/20 nas competições nacionais da próxima época desportiva, a AFAH aguardará pela tomada de posição daquele organismo e comunicará a sua posição, depois de analisar as suas consequências.