Na noite de ontem, 18 de outubro, a Subcomissão de Certificação da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) voltou a reunir, por videoconferência, com os seus clubes, no âmbito do Processo de Cerificação de Entidades Formadoras.

Da ordem de trabalhos constaram os seguintes pontos: fases do processo; obrigatoriedade do processo; alterações na plataforma - autoavaliação; bandeira da ética; e formações obrigatórias.

Com início a 30 de agosto, decorre até dia 31 do presente mês o período de autoavaliação e de submissão das candidaturas por parte das entidades formadoras.

Para Dioclécio Ávila, vice-presidente adjunto da direção da AFAH e responsável pelo Processo de Certificação na Associação, “é grande a confiança nesta época que estamos a iniciar”, tendo realçado que espera bons resultados, visto que “os clubes estão cada vez mais por dentro de Processo e mentalizados de que é este o caminho, pois percebem a importância do mesmo, quer na medida em que este os possibilitam a participar em determinadas provas, quer pelo grande incremento qualitativo na organização que tem trazido aos clubes”. Por último, quis deixar “uma palavra de reconhecimento a todos os agentes desportivos, dos nossos filiados, envolvidos no Processo de Certificação de Entidades Formadoras”, concluiu.

Importa referir que, na época 2022/23, para participar no Campeonato de Futebol dos Açores, os clubes terão de ter obtido, durante a presente época, o reconhecimento de Escola de Futebol de 2 Estrelas, enquanto que para competir no Campeonato de Portugal, terão de ser reconhecidos, também no decorrer desta época, como Entidade Formadora de 3 Estrelas. Já no que respeita ao Futsal, na época 2023/24, para participar no Campeonato Nacional da 2ª Divisão, será obrigatória a obtenção, na época 2022/23, do estatuto de Entidade Formadora de 3 Estrelas, enquanto que para participar no Campeonato Nacional da 3ª Divisão, ser classificado, igualmente no decorrer da época 2022/23, como Escola de Futsal de 2 Estrelas.

Recorde-se que, na última época, e em comparação com a anterior, 2019/20, a AFAH verificou um aumento do número de clubes filiados reconhecidos no referido processo, passando para dez no total.

Neste momento, SC Angrense, CDCC Posto Santo, SC Praiense, SC Lusitânia (Futebol) e SC Lusitânia (Futsal) estão classificados como Entidades Formadoras de 3 Estrelas; GD Velense e AtlânticFut classificados como Escolas de Futebol de 2 Estrelas; GDCPV São Sebastião é Escola de Futsal de 2 Estrelas; GD Biscoitos é Centro Básico de Formação de Futsal; enquanto que CCRDSC Guadalupe está classificado como Centro Básico de Formação de Futebol. Desta forma, o Processo de Certificação de Entidades Formadoras é já uma realidade nas duas modalidades promovidas pela AFAH, estando presente nas três ilhas sob a sua jurisdição