No passado dia 18 de outubro, a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) e clubes filiados participaram, por videoconferência, no workshop sobre licenciamento de clubes, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O workshop destinou-se a todos os clubes que disputam atualmente os campeonatos distritais da I Divisão de Futebol 11 Masculino, que no caso da AFAH são aqueles que participam no Campeonato de Futebol dos Açores, e que tenham pretensões de subir ao Campeonato de Portugal, em 2022/2023 e, portanto, necessitam de ir ao processo de licenciamento no decorrer da presente época desportiva.

A ação teve como principal objetivo esclarecer os participantes quanto às suas obrigações, relativamente ao processo, de forma a que fiquem habilitados a participar nas provas da FPF, na época 2022/23.

Assim, será obrigatório os clubes obterem o licenciamento, na presente época desportiva, de modo a que na próxima possam participar na Liga 3, Campeonato de Portugal, Liga BPI, Liga Revelação ou Liga Placard.

A 1ª fase do processo de licenciamento decorre até 15 de novembro, sendo que neste período é apenas requerido a submissão de candidatura, decorrendo até 15 de fevereiro de 2022 o período de apresentação dos documentos para o cumprimento dos critérios alvo de análise no processo.

Importa ressalvar que para a obtenção do licenciamento para o Campeonato de Portugal, entre outros requisitos, é imperativo a obtenção do estatuto de Entidade Formadora de 3 Estrelas, obtido no âmbito do Processo de Certificação de Entidades Formadoras.

Deste forma, e em jeito de conclusão, se o clube que vencer o Campeonato de Futebol dos Açores na época 2021/22 não tiver obtido o licenciamento no decorrer da mesma época, perderá o acesso ao Campeonato de Portugal.