A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo registou esta época um aumento de 80% no número de clubes reconhecidos no Processo de Certificação de Entidades Formadoras da Federação Portugal de Futebol (FPF), relativamente à temporada anterior.

São agora 18 entidades reconhecidas. Mais 8 do que na época transata.

Neste momento, SC Angrense e SC Lusitânia (Futebol) estão classificados como Entidades Formadoras de 4 Estrelas. Mais uma estrela em comparação a 2020/21. CDCC Posto Santo, SC Praiense/ SC Praiense, Futebol SAD e SC Lusitânia (Futsal) mantêm a classificação de Entidades Formadoras de 3 Estrelas, obtidas na última época, aos quais se juntam neste patamar o JD Lajense, o GD Fontinhas (Futebol), o GD Biscoitos, anteriormente classificado como Centro Básico de Formação de Futsal, e o GDCPV São Sebastião, Escola de Futsal de 2 Estrelas, na última época.

Com classificação de Escola de Futebol ou Futsal de 2 Estrelas surgem o AtlanticFut e o GD Velense, ambos mantêm o nível anteriormente obtido, o SC Marítimo, o Graciosa FC, o SC Guadalupe, este último até então Centro Básico de Formação de Futebol, o Boavista CR, o FC Calheta e o SC Vilanovense.

Já o SC Barreiro foi reconhecido como Centro Básico de Formação de Futebol.

Para a Subcomissão de Certificação da AFAH os resultados são altamente positivos, por se ter assistido aos aumentos do número de clubes envolvidos no Processo, de clubes certificados, bem como também de estrelas atribuídas.

A AFAH orgulha-se de o Processo de Certificação de Entidades Formadoras ser já uma forte realidade nas duas modalidades por si promovidas e nas três ilhas sob a sua jurisdição.

Muitos parabéns aos clubes reconhecidos pela FPF e a todos os outros envolvidos no Processo, por todo o trabalho e dedicação, como à Subcomissão de Certificação da AFAH.