Ontem, 04 de agosto de 2022, a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo completou 101 anos de existência, assinalando a data com um evento comemorativo na sua sede, na ilha Terceira.

O evento contou com a presença de ilustres convidados, entre eles o Secretário Regional da Saúde e Desporto, Dr. Clélio Meneses, elementos diretivos dos clubes filiados, entre outros.

O momento, que pretendeu assinalar a data festiva, foi também palco de reconhecimento a um conjunto de personalidades que marcaram a história da Associação, dos seus clubes e das suas modalidades.

Durante as celebrações foram entregues os galardões atribuídos aquando do centenário da AFAH, mas que, devido à situação pandémica vivida há um ano, não foram entregues por não ter sido possível a realização da gala que estava, então, a ser preparada. Ainda neste dia, foram entregues diplomas aos três novos Sócios Honorários, um Cartão Branco, do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), bem como o Prémio de Reconhecimento e o Prémio Parceiro.

O Presidente da AFAH, Maurício Toledo, no discurso de boas-vindas referiu ser “uma enorme satisfação ter-vos aqui hoje, num dia importante que marca mais um ano de existência desta já centenária Associação”.

De seguida, Maurício Toledo recordou a gala do centenário que foi cancelada devido a pandemia, acrescentando que “passado um ano, e inserido nas cerebrações deste aniversário, dos 101 anos, consideramos ser o momento certo para reconhecer quem tanto fez e tem feito pelas nossas modalidades e pelo desporto”.

Por último, “um agradecimento a todos os que contribuíram para a honrosa história desta nossa, de todos nós, Associação. A associação de Futebol de Angra do Heroísmo!”, conclui o Presidente da Associação.

Segue a lista dos galardoados do evento:

- “Cartão Branco” do PNED – Duarte Melo, Selecionador AFAH.

- Reconhecimento de três novos Sócios Honorários - Graça Pereira, Décio Teixeira e João Melo.

- Prémios Época 2020/21

Dirigente: Luís Carneiro

Árbitro: Bruno Costa

Treinador: Cláudio Martins

Atleta: Diogo Ávila

- Prémio Parceiro – Promotora

- Prémio de Reconhecimento – Enfermeiros dos Açores

- Prémios Carreira

Dirigentes: Vitor Galvão Costa, João Barcelos, Francisco Leandro e Francisco Cardoso.

Árbitros: Manuel Gregório, Ildefonso Ávila e Sérgio Silva.

Treinadores: José Humberto Serpa, Álvaro Mendonça e José do Couto.

Atletas: Álvaro Pereira, Carlos Alberto Sousa e Eliseu Santos.