No próximo fim de semana, 17 e 18 de dezembro, a Seleção Sub-16 Futebol Feminino da Associação de Futebol de Angra Heroísmo (AFAH) vai disputar, no Estádio Municipal da Ribeira Grande, em São Miguel, a Fase Zonal do Torneio Nacional Sub-16 Futebol Feminino.

Desta forma, as Associações de Futebol de Angra, Horta, Ponta Delgada e Madeira vão procurar alcançar nesta fase a melhor classificação, a qual será o fator de enquadramento nos três grupos existentes aquando do Torneio Nacional. A Fase Zonal decorre, em simultâneo, em vários distritos do continente, com o mesmo prepósito, ou seja, apurar a classificação de cada uma das vinte e duas seleções e atribuição do respetivo grupo no Torneio Nacional.

A seleção da AFAH, orientada por Saúl Neves, inicia a sua participação frente à seleção da AF Madeira, no dia 17, às 12h00. Antes, pelas 10h00, a anfitriã Ponta Delgada mede forças com a congénere da Horta.

Já no dia seguinte, domingo, 18 de dezembro, pelas 10h00, terá lugar o encontro de atribuição dos terceiro e quarto lugares, entre as duas seleções derrotadas nos respetivos jogos do dia anterior. Depois, às 12h00, o jogo entre os vencedores do dia 17 para encontrar o vencedor e o segundo classificado desta fase.

Na convocatória constam atletas de sete clubes filiados da AFAH e das três ilhas sob a sua jurisdição, sendo estas as eleitas de Saúl Neves: Beatriz Silva e Letícia Alves, do CDCC Posto Santo; Nádia Câmara, do GD Luzense; Magali Mendonça e Verónica Sousa, do GDM Praiense; Ana Silveira, do GD Velense; Letícia Nunes, do SC Angrense; Bruna Alves, Ivana Almeida e Mariana Almeida, do SC Guadalupe; Angélica Lemos, Beatriz Miranda, Luana Brasil e Marlene Dutra, do SC Lusitânia.

Recorde-se que anteriormente as seleções das Regiões Autónomas, ao contrário das do Continente, disputavam a fase zonal apenas no momento do Torneio Nacional, iniciando a sua participação no dia que antecedia a Fase Nacional. Na forma atual entram as vinte e duas seleções em pé de igual no Torneio Nacional e isto fruto da vontade das associações insulares.