A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) esteve representada na Gala do Desporto 2022, promovida pela Câmara Municipal de Santa Cruz, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, no passado dia 22 de dezembro.

Maurício Toledo e António Toledo Soares, respetivamente, Presidente e Vice-presidente Ajunto da Direção da AFAH, estiveram presentes no evento em representação da já centenária Associação de Futebol que rege a modalidade nas ilhas Graciosa, São Jorge e Terceira.

O evento pretendeu homenagear um conjunto de entidades e personalidades do desporto graciosense que se destacaram pela positiva ao longo do ano.

Maurício Toledo foi convidado a entregar as faixas dos campeões à equipa Sénior Masculina do GD Luzense, campeã da ilha Graciosa na última época. Por sua vez, António Toledo Soares distribuiu as faixas das campeãs ao plantel Sénior Feminino do GDM Praiense pelo título alcançado, também na época transata.

As equipas de Sub-13 e Sub-17 do SC Guadalupe e do Graciosa FC, respetivamente, foram igualmente condecoradas com as faixas de campeãs de ilha, referentes à época 2021/22.

Ainda na fase inicial do evento, o Presidente da Direção da AFAH, a solicitação da organização, preferiu um breve discurso, onde começou por manifestar o seu “enorme orgulho em estar presente numa Gala onde se premeia desportistas e dirigentes de clubes associativos”.

Prosseguiu felicitando a população da “Ilha Branca”, pelo facto de “numa altura em que é cada vez mais difícil cativar dirigentes para o associativismo, a ilha Graciosa está, uma vez mais, de parabéns, por conseguir dar uma resposta positiva, isto porque é fundamental termos pessoas na linha da frente das respetivas instituições, preservando todo o património cultural, desportivo e social das mesmas, em que muitas vezes, dia após dia, entregam-se de corpo e alma, sendo que na maior parte das vezes abdicam do tempo com a família em prol do associativismo. Um esforço que tem de ser reconhecido”, referiu Maurício Toledo.

De seguida, o Dirigente máximo da AFAH agradeceu o “papel fundamental que as autarquias têm desempenhado no apoio às suas coletividades, seja através dos Contratos Programa, seja ao nível das infraestruturas, sem o qual não seria possível oferecer-se prática de atividade desportiva com esta qualidade e com estas condições”, mencionou.

A terminar o seu discurso, Maurício Toledo aproveitou a ocasião para anunciar “em primeira mão”, duas situações que o deixam imensamente satisfeito. A primeira tem que ver com a “vontade do presidente camarário António Reis em ser um parceiro ativo do Projeto Crescer 24, da Federação Portuguesa de Futebol”, acrescentando que “com este Projeto vai ser possível que os nossos clubes tenham ainda mais e melhores condições para o desenvolvimento das nossas modalidades”. Enalteceu também o facto de a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, na pessoa do seu Presidente, ter manifestado a “sua disponibilidade e interesse desde o primeiro instante, num Projeto que abrange, essencialmente, o melhoramento das infraestruturas desportivas”.

Já a segunda foi o momento em que anunciou que “a ilha Graciosa, em dezembro de 2023, vai acolher a Fase Zonal do Torneio Nacional de Futebol Feminino Sub-16, na qual participam as respetivas seleções das Associações de Futebol de Angra do Heroísmo, Horta, Ponta Delgada e Madeira”. E terminou referindo que “é para nós um orgulho trazer uma prova nacional, no âmbito das seleções, aqui à ilha Graciosa”, concluiu.

@ Fotos: 62 Square