AFAH PARTICIPA NA FASE ZONAL DO TORNEIO NACIONAL SUB-14 FUTEBOL FEMININO
Competição reúne as respetivas seleções das quatro associações de futebol das Regiões Autónomas
05 janeiro 2023
Seleções AFAH
No próximo fim de semana, 7 e 8 de janeiro, a Seleção Sub-14 Futebol Feminino da Associação de Futebol de Angra Heroísmo (AFAH) vai disputar, no Campo Municipal da Madalena, na ilha do Pico, a Fase Zonal do Torneio Nacional Sub-14 Futebol Feminino.
Desta forma, as Associações de Futebol de Angra, Horta, Ponta Delgada e Madeira vão procurar alcançar nesta fase a melhor classificação, a qual será o fator de enquadramento nos três grupos existentes aquando do Torneio Nacional. A Fase Zonal decorre, em simultâneo, em vários distritos do continente, com o mesmo prepósito, ou seja, apurar a classificação de cada uma das vinte e duas seleções e atribuição do respetivo grupo no Torneio Nacional.
A seleção da AFAH, orientada por Saúl Neves, inicia a sua participação frente à seleção anfitriã, AF Horta, no dia 7, às 10h00. Depois, pelas 12h00, as congéneres de Ponta Delgada e Madeira medem forças.
Já no dia seguinte, domingo, 8 de janeiro, pelas 10h00, terá lugar o encontro de atribuição dos terceiro e quarto lugares, entre as duas seleções derrotadas nos respetivos jogos do dia anterior. Depois, às 12h00, o jogo entre os vencedores do dia 7 para encontrar o vencedor e o segundo classificado desta fase.
Na convocatória constam atletas de oito clubes filiados da AFAH, sendo estas as eleitas de Saúl Neves: Francisca Fagundes e Marta Luís, do Boavista CR; Maria Coelho, do CDCC Posto Santo; Matilde Câmara, do GD Luzense; Luana Pimentel, do SC Angrense; Leonor Silva, do SC Barreiro; Rita Alves, do SC Guadalupe; Alice Aguiar e Verónica Pinheiro, do SC Lusitânia; Camila Silva, Constância Santos e Leonor Picanço, do SC Marítimo.
Recorde-se que anteriormente as seleções das Regiões Autónomas, ao contrário das do Continente, disputavam a fase zonal apenas no momento do Torneio Nacional, iniciando a sua participação no dia que antecedia a Fase Nacional. Na forma atual entram as vinte e duas seleções em pé de igual no Torneio Nacional e isto fruto da vontade das associações insulares.