A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), no passado mês de dezembro, concedeu dois apoios aos seus clubes filiados, num valor total que rondou os 25 mil euros.

Um dos apoios já havia, então, sido anunciado e está relacionado com o chamado “Apoio à Certificação”. O qual consiste em descontos nas inscrições dos atletas da formação, onde o cálculo é efetuado pelo nível classificativo alcançado pelo clube no Processo de Certificação de Entidades Formadoras da Federação Portuguesa de Futebol. Cada patamar alcançado pelo clube/entidade traduz-se num desconto direto de 5% em cada uma das inscrições, começando com este valor no primeiro nível (Centro Básico de Formação), podendo ir até 30%, caso o clube esteja classificado com Cinco Estrelas.

Recorde-se que, atualmente, SC Angrense e SC Lusitânia (Futebol) estão classificados como Entidades Formadoras de 4 Estrelas e, como tal, obtiveram um desconto de 25%.

CDCC Posto Santo, SC Praiense/ SC Praiense, Futebol SAD, SC Lusitânia (Futsal), JD Lajense, GD Fontinhas (Futebol), GD Biscoitos e GDCPV São Sebastião são Entidades Formadoras de 3 Estrelas, conseguindo um desconto de 20%.

Com classificação de Escola de Futebol de 2 Estrelas surgem AtlanticFut, GD Velense, SC Marítimo, Graciosa FC, SC Guadalupe, Boavista CR, FC Calheta e SC Vilanovense (desconto de 15%).

Reconhecido como Centro Básico de Formação de Futebol está o SC Barreiro, o que significa um desconto de 5% por inscrição.

Com esta medida, que se traduz num apoio na ordem dos 10 mil euros, a AFAH pretende incentivar a aposta dos clubes na formação e no Processo de Certificação, premiando-os por seguirem este caminho.

Já o outro apoio foi destinado a todos os clubes, com o objetivo de mitigar os constrangimentos vividos fruto da crise inflacionária que atravessamos, cujos aumentos dos custos verificados nos últimos meses, nas mais diversas áreas, têm dificultado a gestão dos clubes.

Assim, a cada clube foi atribuído um valor monetário em função do número de atletas que tem inscritos, à data, na presente época desportiva, perfazendo um apoio total a rondar os 15 mil euros. 

De salientar que a aplicação dos apoios provenientes da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo são sempre em função do número de atletas inscritos por cada clube.