Este fim de semana, a Seleção Sub-14 Futebol Feminino da Associação de Futebol de Angra Heroísmo (AFAH) disputou, no Campo Municipal da Madalena, na ilha do Pico, a Fase Zonal do Torneio Nacional Sub-14 Futebol Feminino.

Na prova, as Associações de Futebol de Angra, Horta, Ponta Delgada e Madeira procuravam alcançar a melhor classificação possível, a qual seria o fator de enquadramento nos três grupos existentes aquando do Fase Nacional do Torneio.

A seleção da AFAH, orientada por Saúl Neves, iniciou a sua participação frente à seleção da AF Horta, no dia 7, tendo alcançado a vitória por quatro bolas a duas.

Já no dia seguinte, domingo, 8 de dezembro, as atletas da AFAH defrontaram na final a seleção da AF Madeira, saindo derrotadas por nove a zero.

Quadro de jogos:

  • AF Horta 2-4 AF Angra do Heroísmo (meias-finais)
  • AF Ponta Delgada 0-2 AF Madeira (meias-finais)
  • AF Horta 0-4 AF Ponta Delgada (jogo de 3º/4º)
  • AF Angra 0-9 AF Madeira (final)

Tabela classificativa:

  • 1º AF Madeira
  • 2º AF Angra do Heroísmo
  • 3º AF Ponta Delgada
  • 4º AF Horta

Na convocatória constam atletas de oito clubes filiados da AFAH, sendo estas as eleitas de Saúl Neves: Francisca Fagundes e Marta Luís, do Boavista CR; Maria Coelho, do CDCC Posto Santo; Matilde Câmara, do GD Luzense; Luana Pimentel, do SC Angrense; Leonor Silva, do SC Barreiro; Rita Alves, do SC Guadalupe; Alice Aguiar e Verónica Pinheiro, do SC Lusitânia; Camila Silva, Constância Santos e Leonor Picanço, do SC Marítimo.

Recorde-se que, anteriormente, as seleções das Regiões Autónomas, ao contrário das do Continente, disputavam a fase zonal apenas no momento do Torneio Nacional, iniciando a sua participação no dia que antecedia a Fase Nacional. Na forma atual entram as vinte e duas seleções em pé de igual no Torneio Nacional e isto fruto da vontade das associações insulares.

Agora, segue-se a Fase Final que terá lugar em Leiria, entre os dias 28 e 30 de abril, estando a Seleção da AFAH inserida no Grupo de Prata, fruto do segundo lugar aqui alcançado.