A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) e o Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo estabelecem parceria com o objetivo de promover a prática do futsal junto dos reclusos do Estabelecimento Prisional (EP).

O início da competição está já previsto para o dia 28 de presente mês, no pavilhão do EP, através da realização do Torneio de Abertura, que contará com a participação de cinco equipas, abrangendo cerca de meia centena de reclusos.

Findo o Torneio de Abertura, haverá uma nova competição, então designada de Torneio de Encerramento, ficando, deste modo, assegurada a competição até ao mês de junho.

Paralelamente à preparação destas competições, está a decorrer a fase teórica de uma formação sobre Leis de Jogos, seguindo-se o período prático, promovida pela AFAH, em formato presencial, com a participação de dezasseis reclusos que, desta forma, irão assegurar as arbitragens dos jogos dos referidos Torneios.

A AFAH disponibilizou material desportivo para a prática da modalidade, enquanto que a APAF – Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, irá facultar equipamentos para elementos formados em Leis de Jogo, que terão, então, as funções de árbitros e cronometristas nestas competições.

Para o Presidente da AFAH, Maurício Toledo, é “crucial destacar a enorme importância e o empenho dos serviços sociais do EP, na pessoa da sua Diretora, Dra. Maria do Natal Sousa”. E acrescenta que “desde o primeiro instante procurei, junto com a minha Direção, que fosse possível a efetivação deste projeto, que consideramos ser fundamental do ponto de vista social e desportivo”.

Com este projeto, “estaremos a incutir bons hábitos junto dos reclusos. Hábitos de atividade física, de compromisso, de dedicação e interajuda. Características inerentes à prática de uma modalidade coletiva como é o futsal. E isto ao mesmo tempo que permitirá que os benificiários desta iniciativa estejam ocupados e focados em algo positivo no seu dia a dia”, concluiu Maurício Toledo.