As Associações Distritais e Regionais de Futebol reuniram, este sábado, dia 6 de maio, no Auditório da Casa do Brasil, em Santarém, no âmbito da realização da mais recente reunião da Mesa do Plenário, dando mais um passo no sentido de reforçar o contributo em nome da prática competitiva não profissional.
Antes do debate sobre os assuntos inscritos na ordem de trabalhos do encontro, a convite da anfitriã Associação de Futebol de Santarém, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, deu as boas-vindas aos dirigentes associativos, enaltecendo, com destacado elogio, “o trabalho fundamental das associações no âmbito daquilo que é a realidade do futebol” e “a importância das parcerias institucionais entre as autarquias e as associações”.
Neste período, igualmente, a convite da associação anfitriã, Rui Manhoso, histórico presidente da AF Santarém, que, atualmente, exerce funções de diretor na Federação Portuguesa de Futebol, não deixou de saudar, com emoção, os dirigentes associativos reunidos na sua terra, a quem cumprimentou e desejou a realização de uma boa reunião, reconhecendo a relevância destes encontros de trabalho interassociativos.
Na presença dos convidados, nos instantes que antecederam o início dos trabalhos da reunião, a Comissão Coordenadora da Mesa do Plenário, promoveu uma homenagem de um minuto de silêncio em memória do Enfermeiro Manuel Amaral Cunha, presidente e fundador da Associação Nacional dos Enfermeiros Desportivos e Massagistas do Futebol (ANEDAF), recentemente falecido.
No que concerne aos assuntos reservados ao debate na reunião da Mesa da Plenário, cuja Comissão Coordenadora é presidida por António Marques da Silva, o dirigente que é líder diretivo da Associação de Futebol de Vila Real salientou a criação de subcomissões de trabalho interassociativas que visam “identificar, partilhar e contribuir para encontrar soluções sobre um conjunto de temáticas relacionadas com o envolvimento institucional das ADR, que geram especial atenção e preocupação naquilo que respeita a necessidades da atividade competitiva não profissional do futebol, futsal e futebol de praia”, nomeadamente: infraestruturas, financiamentos, torneios interassociações, quadros competitivos, formação técnica, certificação, licenciamento de clubes e arbitragem.
O dirigente destacou ainda que, no plano da comunicação institucional, as ADR vão ter, dentro em breve, um meio comum para divulgação das respetivas atividades. “Estamos a planear a edição mensal de uma newsletter para o público em geral, que vai envolver todas as associações na feitura e promoção. Entendemos ser uma mais-valia para aquilo que é a representatividade das ADR e que reforça o âmbito da informação que cada uma produz”, anunciou.
António Marques da Silva reiterou o agradecimento à Associação de Futebol de Santarém, na pessoa do seu presidente da Direção, Francisco Jerónimo, pelo “excecional acolhimento e toda a colaboração evidenciada na organização do encontro”, estendendo o reconhecimento à Câmara Municipal de Santarém pela cedência das instalações autárquicas que serviram de palco à reunião.
Sobre a realização do encontro institucional das associações em Santarém, o presidente da associação anfitriã fez “um balanço, francamente, muito positivo”. “Foi uma reunião onde se discutiu assuntos bem preparados, da qual resultou um debate muito participativo e que permitiu tomar decisões objetivas. Do trabalho feito, retirámos conclusões que podem ser muito importantes para o futuro do movimento associativo”.
“Receber os dirigentes das associações é sempre um privilégio e um contentamento, numa jornada que promove o convívio institucional e reforça a unidade do movimento associativo. Um momento de partilha de experiências, que seguramente, só pode contribuir para melhorar o nosso desempenho em cada uma das associações que representamos, em prol do futebol, futsal e futebol de praia. É isso que nos move, é isso que, há muito acreditamos, e que cremos que vale a pena”, realçou Francisco Jerónimo, Presidente da Direção da Associação de Futebol de Santarém.
Durante a sessão, e no seguimento do que havia sido proposto por Maurício Toledo, Presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), aquando da anterior reunião de Plenário, então em Portalegre, foram levadas a votação proposta apresentadas pelo Dirigente máximo da AFAH. Neste sentido, nas eleições para a Comissão Coordenadora da Mesa do Plenário passam a ir a votação listas compostas por três elementos, em vez de uma votação, até então, individual, em que os três elementos mais votados assumiam as funções. Está medida vai no sentido da proposta de Maurício Toledo, que propunha a eleição de um presidente, sendo depois o mesmo a nomear os outros dois elementos.
Também por sugestão do Presidente da AFAH, foi aprovada a abertura do Plenário a audições e esclarecimentos, nomeadamente à Federão Portuguesa de Futebol, Liga de Clubes Profissionais, membros do Governo, sócios de classe da FPF e a pessoas singulares ou coletivas.
Ainda no decorrer dos trabalhos, ficou definida a integração da AF Angra do Heroísmo na Subcomissão dos Quadros Competitivos de Futsal/Futebol de Praia.
Fontes: Comissão Coordenadora da Mesa do Plenário das ADR e AFAH | Fotos: Comissão Coordenadora da Mesa do Plenário das ADR