Este domingo, o Município de Santa Cruz da Graciosa foi palco do evento de assinatura dos protolocos de cooperação, no âmbito do Fundo Crescer 2024, que envolvem a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), a Câmara Municipal de Santa Cruz e três clubes da ilha Branca.

O momento teve início no salão nobre dos Paços do Concelho, contando com a presença do Presidente da Câmara de Santa Cruz, Dr. António Reis, do Presidente da FPF, Dr. Fernando Gomes, do Presidente da AFAH, Maurício Toledo, e de representantes dos clubes, seguindo-se uma visita pelo local onde serão efetuadas as obras.

Graciosa FC, SC Marítimo e GD Mocidade Praiense foram os clubes que apresentaram candidatura, para as quais o apoio total da FPF será na ordem dos 160 mil euros.

Graciosa e Marítimo recebem 70 mil euros cada um que se destinam à colocação de piso sintético no antigo campo de treinos, construção de novos balneários que servirão de apoio ao estádio e ao campo de treinos e, ainda, uma nova iluminação no Estádio Municipal.

A restante verba será comparticipada pela Câmara Municipal, que espera realizar a obra ao longo do segundo semestre deste ano, tendo já o Presidente da Federação prometido voltar à ilha para a inauguração.

Por sua vez, o protocolo com o Mocidade Praiense visa a aquisição de uma carrinha.

Tendo em conta o grande objetivo global de fazer crescer o número de praticantes para 300.000 até 2024, a Direção da FPF instituiu o Fundo Crescer 2024 que assenta em cinco grandes áreas de atuação: 1. Aumento de Praticantes; 2. Aposta no Feminino; 3. Melhoria de Infraestruturas; 4. Qualificação de Recursos; e 5. Transformação Digital.

Este fundo baseia-se numa visão mais ampla, que tem como principal objetivo “criar bases para fazer crescer o número de praticantes para 300 mil até 2024”, sublinha a FPF.

O objetivo do Fundo “Crescer 2024” é fomentar o crescimento sustentado de atletas, com especial incidência no futebol feminino, sendo que este pilar diz apenas respeito à melhoria nas infraestruturas, tais como a construção de campos de jogos, iluminação, balneários, gabinetes médicos, eficiência hídrica ou equipamentos de transportes de atletas.

“O aumento de praticantes, a aposta no futebol feminino, a melhoria de infraestruturas, a qualificação de recursos e a transição digital são as cinco grandes áreas de intervenção, para as quais está destinado um montante total de financiamento superior a 250 mil euros, sendo que, cada projeto pode ser apoiado até ao limite de 50% do valor máximo elegível de 140 mil euros”, FPF.

Em jeito de conclusão, referir que este ano Portugal vai ultrapassar os 215 mil praticantes desportivos e a ilha Graciosa é uma referência, na medida que cerca de 15% da população está a praticar desporto. 

@Fotos: CM Santa Cruz