O Responsável Distrital de Integridade da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) participou no V Workshop de Integridade, realizado a 31 de outubro, na sede da Associação de Futebol do Porto (AFP).  

Promovida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), esta foi a quinta edição de capacitação dos profissionais que realizam ações de formação, educação e sensibilização para proteção da integridade de competições federadas.

A ação decorreu, pela primeira vez, na sede da AFP (até então tinha lugar na Cidade de Futebol da FPF) e contou com a presença dos responsáveis distritais de integridade das vinte e duas associações distritais e regionais da modalidade.

Atualmente, são 43 os profissionais que, no decurso da época, realizarão ações de formação em clubes que disputam competições profissionais, nacionais e distritais, de futebol e futsal, feminino e masculino.

Esta ação de capacitação de formadores destinou-se ainda a coordenar a ação federativa de prevenção à burla e tráfico humano, recentemente divulgada através da campanha “tu não estás sozinho”, tendo sido distribuído a todos os participantes material de apoio didático para estes fins e igualmente específico para a prevenção do match-fixing e promoção da integridade no futebol e no futsal.

Desde 2017 que a FPF já realizou mais de duas mil ações de sensibilização, juntando nesta formação mais de 61 mil jogadores.

No que concerne à ação da AFAH na sua área de jurisdição, na época transata foram realizadas pelo seu Responsável de Integridade 18 ações junto dos seus clubes, distribuídas pelas ilhas Graciosa, São Jorge e Terceira, abrangendo um total de 240 jovens atletas. Na sua maioria, os jogadores em causa competiam no escalão Sub-15, embora também tenham sido alcançados alguns Sub-13, Sub-17 e Sub-19.

Para além da importância do tema junto de qualquer jovem jogador de qualquer clube, esta ação de formação ganha também relevância pela sua obrigatoriedade para os clubes que ambicionem alcançar as três estrelas no Processo de Certificação de Entidades Formadoras da Federação Portuguesa de Futebol.

Também neste seguimento formativo, importa referir que, e em colaboração com o formador da FPF, GD Fontinhas, SC Praiense, Futebol Sad e SC Angrense, enquanto participantes em competições nacionais de futebol na época 2022/23, viram os seus planteis seniores receber a formação sobre match fixing, num total de 62 atletas abrangidos.

Fontes: AFAH e FPF