O projeto desportivo e social promovido em parceria pela Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) e o Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo (EPAH) proporcionou, recentemente, nas instalações do EP, novo bom momento desportivo aos reclusos.

No decorrente mês, foi realizado um encontro desportivo de futsal entre uma equipa do EPAH e outra do nosso filiado Sport Club Barbarense, que se disponibilizou de imediato para este desafio.

Com vista, não só a proporcionar o bem-estar e o equilíbrio emocional da população reclusa, mas também a aquisição e consolidação de competências essenciais à manutenção de uma vida livre e ajustada aos valores sociais em vigência, são desenvolvidas, continuamente, atividades de diferentes carizes no Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo.

A atividade desportiva potencia a aquisição de valores distintos, tais como igualdade, agregação, humildade, justiça, prudência, empatia, autocontrolo, tolerância, respeito, devendo, por definição e como uma das suas principais premissas, perseguir um equilíbrio saudável e pró-social na dicotomia “cooperação vs competição”. 

A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo tem vindo a dar um cunho exemplar naquilo que é o papel da sociedade na reinserção social da população reclusa, demonstrando que com alguma organização, determinação, e disponibilidade, é possível trazer a comunidade com as suas diferentes valências ao encontro desta população, com a finalidade de a apetrechar com mais e melhores competências, que serão ferramentas essenciais ao constante processo de reinserção social.

Recorde-se que, no decorrente ano civil, cerca de meia centena de reclusos participaram nos torneios organizados no EP e outros dezassete elementos frequentaram as sessões de sensibilização sobre Leis de Jogos, assegurando, assim, as arbitragens dos referidos torneios.

Saber mais:  NI Nº 25 de 14.03.2023 & NI Nº 11 de 17.11.2023