A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) promoveu, ao final da tarde deste sábado, dia 16 de março, na cidade de Angra, o evento de entrega das placas e diplomas de certificação aos clubes filiados que, na época 2022/23, foram certificados e reconhecidos no Processo de Certificação de Entidades Formadoras da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O momento ficou também marcado pela entrega dos diplomas aos mais recentes Sócios Honorários e Sócio de Mérito da Associação. Oito na categoria de Honorário e um de Mérito.

Num evento que contou com a presença do Dr. Fernando Gomes, Presidente da FPF, e do Dr. Luís Carlos Couto, Diretor Regional do Desporto, foram, então, entregues os diplomas e as placas às vinte e uma entidades formadoras da Associação que, na época transata, foram certificadas e reconhecidas no Processo de Certificação de Entidades Formadoras da FPF.

Recorde-se que, atualmente, são estas as vinte e uma entidades reconhecidas ou certificadas:

SC Angrense, SC Praiense/ SC Praiense, Futebol SAD, GD Fontinhas, SC Lusitânia (Futebol), JD Lajense, SC Vilanovense, SC Lusitânia (Futsal), CD Posto Santo, GD Biscoitos, GDCPV São Sebastião e SC Barbarense estão classificadas como Entidades Formadoras de 3 Estrelas, de Futebol ou Futsal.

Com classificação de Escola de Futebol ou Futsal de 2 Estrelas surgem AtlanticFut, GD Velense, SC Marítimo, GD Mocidade Praiense, SC Guadalupe, FC Calheta e FC Urzelinense.

Por sua vez, Graciosa FC, SC Barreiro e ADRC Casa da Ribeira estão reconhecidas como Centro Básico de Formação de Futebol e Futsal, respetivamente.

Quanto aos novos Sócios, foram homenageados na categoria de Honorário: Artur Teixeira, Clélio Meneses, Elvino Lourenço (a título póstumo), Francisco Gregório, João Alvarino Goulart, João Amaro Areias, Paulo Mendonça e Vítor Aguiar. Na categoria de Mérito a AFAH destacou Sérgio Silva.