A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) participou, este fim de semana, no Torneio Nacional Interassociações de Futebol Feminino Sub-14, que teve lugar no distrito de Coimbra, tendo obtido a sua melhor classificação de sempre em torneios nacionais de futebol feminino.

Esta etapa do Torneio veio no seguimento da Fase Zonal que se disputou no arquipélago da Madeira, em janeiro deste ano. Na altura, as respetivas seleções das quatro associações insulares, AF Angra, AF Horta, AF Madeira e AF Ponta Delgada, competiram entre si em busca da melhor classificação que lhes viria a dar o enquadramento na Fase Nacional que agora será disputada.

Recorde-se que, fruto do então 3º lugar alcançado, a Seleção AFAH esteve, agora, inserida na Liga de Prata, a segunda na hierarquia de três (Ouro, Prata e Bronze).

A começar a prova, no dia 26, as comandadas de Saúl Neves defrontaram as atletas da AF Viana do Castelo, naquele que viria a ser o jogo menos consigo por parte da Seleção AFAH, tendo esta saído derrotada por sete bolas a uma.

No dia seguinte surgiu, então, uma vitória, frente à congénere de Bragança, por dois a um.

Já no derradeiro encontro, perante Ponta Delgada, após sofrerem um golo no final do primeiro tempo, as guerreiras da AF Angra conseguiram empatar, logo no recomeço da partida, tendo, inclusive, algumas oportunidades para chegarem ao segundo tento. No entanto, viriam a sofrer novo golo, que ditou o resultado final, 1-2, mesmo lutando até ao apito final.

Com estes resultados, a Seleção AFAH conseguiu o 6º lugar na Liga de Prata e o 14º da geral, entre as vinte e duas seleções participantes, sendo esta a melhor classificação de sempre de uma seleção AFAH em torneios nacionais de futebol feminino.

De registar que os golos foram apontados por Constância Santos, no primeiro jogo; Leonor Picanço e Francisca Fagundes foram as marcadoras de serviço no segundo encontro; enquanto que o tento da última partida foi da autoria de Alice Aguiar.

Recorde-se que, a equipa técnica da AFAH convocou as seguintes dezasseis atletas para a prova: Benedita Ribeiro, Francisca Fagundes, Marta Luís, Matilde Mendes, Catarina Borba, Leonor Picanço, Susana Pacheco, Mafalda Terra, Mariana Pinto, Alícia Pavão, Constância Santos, Maria Martins, Alice Aguiar, Emília Machado, Luciana Azevedo e Catarina Matias.