Na passada quinta-feira, 10 de outubro, a Subcomissão de Certificação da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) promoveu, por videoconferência, uma sessão de esclarecimentos sobre o Processo de Certificação.

A ação foi destinada a todos os seus filiados, com o intuito de os esclarecer e alertar para pontos cruciais no Processo de Certificação de Entidades Formadoras da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Neste sentido, foram abordadas as alterações ao manual de certificação, as alterações à plataforma e ao preenchimento das candidaturas e as mudanças regulamentares e respetivo impacto nos procedimentos. Por último, foi transmitido um conjunto de recomendações finais para o bom desenvolvimento deste processo nesta época desportiva.

Este encontro surge após a participação da Subcomissão de Certificação da AFAH no XXII Workshop de Certificação, promovido pela FPF, a 20 setembro, na Cidade do Futebol.

Recorde-se que, na época passada, 2023/24, a AFAH manteve o número de clubes certificados e reconhecidos no Processo, relativamente à época 2022/23. Três novas entidades certificadas e outras tantas que na presente temporada perderam este reconhecimento fez com que o número se mantivesse nas 21 entidades certificadas ou reconhecidas.

Neste momento, SC Angrense, SC Praiense/ SC Praiense, Futebol SAD, SC Barreiro, GD Fontinhas, SC Lusitânia (Futebol), SC Lusitânia (Futsal), CDCC Posto Santo, GD Biscoitos e SC Barbarense estão classificados como Entidades Formadoras (Futebol ou Futsal) de 3 Estrelas.

Com classificação de Escola de Futebol ou Futsal de 2 Estrelas, respetivamente, surgem GD Velense, Graciosa FC, GD Mocidade Praiense, SC Guadalupe, JD Lajense, FC Calheta, SC Vilanovense, ADRC Casa da Ribeira, GDR Agualva e GDCP Vila São Sebastião.

Por sua vez, Boavista CR é certificado como Escola de Futebol de 1 Estrela, enquanto que São Brás Futsal Club fica reconhecido como Centro Básico de Formação de Futsal.