Decorreu, ontem, no Pavilhão do Porto Judeu, a sessão de abertura da formação contínua para treinadores de futsal, com o título “Construção de um ciclo semanal de treinos para as etapas iniciais de formação”, promovida pela Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH).

Maurício Toledo, presidente da AFAH, realçou o facto de estar na Terceira “aquilo que é o melhor do mundo” no futsal.

“É um orgulho imenso ter tanta qualidade aqui reunida. O momento que vão passar aqui será uma sessão orientada pelo treinador José Luís e pelo Bebé. É só para vocês perceberem que está aqui aquilo que é o melhor do mundo”, destacou.

O representante da AFAH deixou uma palavra de apreço aos dois formadores, especialmente ao treinador José Luís Mendes, dado considerar ser “uma das três pessoas que idealizaram a estratégia para que a Federação Portuguesa formasse com tanta qualidade, da forma como estamos a formar”.

Maurício Toledo aproveitou a ocasião para elogiar a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (CMAH) pelos investimentos no parque desportivo do concelho, de modo que existam condições para a prática desportiva.

“Condições não nos faltam e a prova disso é a renovação que temos tido em tudo aquilo que são os nossos relvados sintéticos, a substituição da iluminação artificial. Só assim, reconhecendo que as infraestruturas precisam de melhoramento, é que conseguimos, de facto, dar as condições para criar o desenvolvimento desportivo que os nossos atletas têm”, explicou.

O presidente da AFAH concluiu referindo que “temos, seguramente, os melhores atletas e praticamos aquele que é o melhor futsal”, justificando o seu ponto de vista com “os resultados das nossas seleções e o patamar a que nos nossos clubes têm chegado”.

Guido Teles, vice-presidente da CMAH, reiterou a “necessidade” de os atletas e formadores “aproveitarem o momento”, dado estarem “com duas referências do futsal a nível mundial”.

“Ter essa oportunidade na ilha Terceira é uma oportunidade que não podem deixar de aproveitar e, por isso, também os parabéns à Associação de Futebol de Angra por permitir e proporcionar este momento formativo”, disse o autarca.

Guido Teles reforçou ainda aposta da autarquia “no desporto e na garantia que existem condições” para a prática desportiva, sendo essa uma das razões para a criação do parque desportivo, de modo a “ajudar todos os clubes que estão sediados no nosso concelho”.

“É por isso também que, de ano para ano, temos visto mais atletas a praticar desporto em Angra do Heroísmo. Temos mais modalidades a ser praticadas e, em particular, o futsal tem crescido muito”, assinalou.

Honória Leandro, presidente da Junta de Freguesia da Vila do Porto Judeu, elogiou a presença dos jovens e agradeceu “terem trazido a formação para o Porto Judeu”.

“Cada vez mais as pessoas têm vidas sedentárias e é preciso trazê-las para o desporto. Vê-se que aqui muito miúdo e isso enche o coração. É um gosto enorme este evento ser feito aqui”, referiu a representante da Vila do Porto Judeu.

Importa destacar a presença na formação de dois participantes, Willy Reis e Rildo Tavares, ambos do Grupo Dinamizador dos Desportos de Salão do Porto Novo, vindos de Cabo Verde, com o objetivo de retirar conhecimento e implementar melhores práticas da modalidade na sua ilha.

A presença dos dois responsáveis reforça também as sinergias existentes entre a AFAH e Cabo Verde, demonstrando que a Associação se assume sempre como parceira neste tipo de iniciativas e está disponível para ajudar na promoção desportiva, neste caso do futsal, noutras regiões. 

Recorde-se que a formação contínua é destinada a todos os treinadores de futsal, sendo valida com 3 unidades de crédito para a renovação do TPTD e da Licença UEFA, e prolonga-se até dia 19 do presente mês.