A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) continua a manter-se ativa no que toca aos projetos de reinserção social, desta vez através de um esforço conjunto com o nosso filiado SC Lusitânia e o Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo (EPAH).

No passado dia 13 de novembro, a equipa de futsal do SC Lusitânia deslocou-se ao EPAH para realizar um jogo convívio frente a uma equipa do Estabelecimento Prisional, onde, de acordo com os envolvidos, o balanço é extremamente positivo.

Desta forma, a AFAH demonstra o seu compromisso no âmbito do projeto desportivo desenvolvido no EPAH, realçando um bom exemplo naquilo que é o papel da sociedade na reinserção da população reclusa.

O principal objetivo é desenvolver melhores competências no que toca a hábitos de vida saudável e de convívio, que são ferramentas fulcrais no processo de reinserção social.

Segundo uma nota do EPAH, “neste jogo houve um grande vencedor e um grande derrotado – a Inclusão e a Reinserção saíram vitoriosos, enquanto o Preconceito saiu vencido”.

De recordar que, no mês passado, o nosso filiado já se tinha deslocado ao estabelecimento para realizar uma palestra de apresentação de valores desportivos, sociais e culturais, onde ainda houve espaço para uma troca de ideias e esperanças, enaltecendo os dois grandes valores em causa – a inclusão e a reinserção.

Nesse mesmo mês de outubro, lembramos ainda que a AFAH também promoveu um encontro de Walking Footbal no Estabelecimento Prisional, onde estiveram presentes membros da AFAH e participantes do EPAH.

Posto isto, a AFAH reforça a importância deste tipo de eventos junto do meio prisional, e não só, dado que são um incentivo para a aquisição e alteração de comportamentos sociais e pessoais, com vista à futura reinserção social.