SUBCOMISSÃO DE CERTIFICAÇÃO DA AFAH EM WORKSHOP NA FPF
Evento teve lugar na Cidade do Futebol
A Subcomissão de Certificação da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) participou no XXIII Workshop de Certificação, realizado a 2 de julho, na Cidade do Futebol.
No FPF Arena Portugal, em Oeiras, a abertura do encontro de balanço do processo de certificação de entidades formadoras de futebol e futsal relativo à época 2024-25 coube a Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que destacou o bom trabalho desenvolvido por todos os agentes envolvidos na construção de uma modalidade mais forte, desde a base.

Em 2024-25, "um total de 1.461 candidaturas concluíram o processo de avaliação", o que representa um "aumento de 12 por cento, face à época anterior". "Crescemos em número de Entidades e Candidaturas e em número de clubes certificados e reconhecidos como Centro Básico de Formação de Futebol e Futsal", referiu o líder federativo.
Durante o workshop, foram apresentados os resultados globais do processo de certificação de entidades formadoras, por Associação Distrital e Regional.
No âmbito da AFAH, neste momento, com classificação de Entidade Formadora de Futebol de três Estrelas estão SC Angrense, SC Praiense/ SC Praiense, Futebol SAD, SC Lusitânia, GD Mocidade Praiense e JD Lajense.
Classificadas de Entidade Formadora de Futsal de três Estrelas surgem SC Lusitânia, CDCC Posto Santo, GD Biscoitos, GDCPV São Sebastião e SC Barbarense.
Com classificação de Escola de Futebol de 2 Estrelas estão GD Velense, Graciosa FC, SC Guadalupe, Boavista CR, FC Calheta, SC Vilanovense, FC Urzelinense e GD Fontinhas.
Enquanto que classificadas de Escola de Futsal de 2 Estrelas aparecem ADRC Casa da Ribeira e SB Futsal Clube.
Por sua vez, reconhecido como Centro Básico de Formação de Futebol surge o SC Barreiro.
Por último, como Centro Básico de Formação de Futebol Feminino aparece, novamente, o SC Barreiro, ficando, desta forma, com duas candidaturas reconhecidas, sendo a primeira candidatura feminina no âmbito dos clubes da AFAH.
Fontes: FPF e AFAH