A Subcomissão de Certificação da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) participou no XXIV Workshop de Certificação realizado ontem, na Cidade do Futebol.

No FPF Arena, na Cidade do Futebol, aquando da sessão de abertura dos trabalhos, Pedro Proença, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), sublinhou, perante os representantes das Associações Distritais e Regionais, a importância do processo de Certificação de Entidades Formadoras, no futebol e futsal, masculino e feminino que abrange a maioria dos clubes formadores.

"O processo de certificação traduz um esforço coletivo de construção de um futebol sólido, desde a base até ao topo", afirmou Pedro Proença. Trata-se de "um esforço que compensa", sublinhou. Os dados relativos a 2024/25 suportam esta evidência. "O número de candidaturas voltou a aumentar, com um crescimento de 12 por cento; as entidades certificadas entre 1 e 5 estrelas foram mais 148, o que corresponde a um crescimento de 16 por cento, face à época anterior", ilustrou, com um apelo ao "rigor" e o agradecimento pelo empenho das Associações Distritais e Regionais neste desafio.

Dirigido às 22 Subcomissões das Associações Distritais e Regionais, o XXIV Workshop de Certificação decorreu durante todo o dia.

No que concerne à realidade da AFAH, recorde-se que na época passada, 2024/25, aumentou o número de entidades certificadas e reconhecidas no Processo relativamente à temporada imediatamente anterior, passando de 21 para 22 entidades.

Neste momento, com classificação de Entidade Formadora de Futebol de três Estrelas estão SC Angrense, SC Praiense/ SC Praiense, Futebol SAD, SC Lusitânia, GD Mocidade Praiense e JD Lajense.

Classificadas de Entidade Formadora de Futsal de três Estrelas surgem SC Lusitânia, CDCC Posto Santo, GD Biscoitos, GDCPV São Sebastião e SC Barbarense.

Com classificação de Escola de Futebol de 2 Estrelas estão GD Velense, Graciosa FC, SC Guadalupe, Boavista CR, FC Calheta, SC Vilanovense, FC Urzelinense e GD Fontinhas.

Enquanto que classificadas de Escola de Futsal de 2 Estrelas aparecem ADRC Casa da Ribeira e SB Futsal Clube.

Por sua vez, reconhecido como Centro Básico de Formação de Futebol surge o SC Barreiro.

Por último, como Centro Básico de Formação de Futebol Feminino aparece novamente o SC Barreiro, ficando, desta forma, com duas candidaturas reconhecidas, sendo a primeira candidatura feminina no âmbito dos clubes da Associação.

Fontes: FPF e AFAH