A Subcomissão de Certificação da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) participou no XXII Workshop de Certificação, realizado a 20 setembro, na Cidade do Futebol.

No início da manhã, na sessão de abertura, o vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, José Couceiro, aproveitou a ocasião para apontar a evolução registada nas últimas seis épocas, com um novo aumento no número de candidaturas no processo de certificação, passando das 1.187 da época 2022/2023, para as 1.299 relativas à época 2023/2024, ou seja, mais 112 candidaturas (+9%).

Os participantes tiveram a oportunidade, antes da pausa para almoço, de integrar formações sobre as alterações aos manuais de certificação, alterações à plataforma e ao preenchimento das candidaturas e realizar um questionário de satisfação ao processo.

No período da tarde, os dirigentes associativos tiveram ainda sessões relativas às alterações regulamentares, de integridade e compliance, regulamentos de provas obrigatórias para a certificação, licenciamento de clubes e de cyber segurança.

No que concerne à realidade da AFAH, recorde-se que na época passada, 2023/24, foi mantido o número de clubes certificados e reconhecidos no Processo, relativamente à época anterior. Três novas entidades certificadas e outras tantas que na presente temporada perderam este reconhecimento fez com que o número se mantivesse nas 21 entidades certificadas e reconhecidas.

Neste momento, SC Angrense, SC Praiense/ SC Praiense, Futebol SAD, SC Barreiro, GD Fontinhas, SC Lusitânia (Futebol), SC Lusitânia (Futsal), CDCC Posto Santo, GD Biscoitos e SC Barbarense estão classificados como Entidades Formadoras (Futebol ou Futsal) de 3 Estrelas.

Com classificação de Escola de Futebol ou Futsal de 2 Estrelas, respetivamente, surgem GD Velense, Graciosa FC, GD Mocidade Praiense, SC Guadalupe, JD Lajense, FC Calheta, SC Vilanovense, ADRC Casa da Ribeira, GDR Agualva e GDCP Vila São Sebastião.

Por sua vez, Boavista CR é certificado como Escola de Futebol de 1 Estrela, enquanto que São Brás Futsal Club fica reconhecido como Centro Básico de Formação de Futsal.

Fontes: FPF e AFAH