Maurício Toledo, Presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), participou no painel do Portugal Football Summit sobre "Os desafios da Insularidade", a 11 de outubro, na Cidade do Futebol.

Neste painel, composto pelos respetivos presidentes das direções das Associações de Futebol de Angra, Horta, Madeira e Ponta Delgada, Maurício Toledo apelou à liberdade e igualdade no Desporto, lamentando termos ficado “sem aquilo por que tanto lutámos: liberdade e igualdade. Sentimos descriminação. Torna-se difícil, incomportável”, atirou.

Entre outros reparos feitos, foi apontado que “todos os anos, aos Açores, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa dá 17 milhões (…) e o orçamento do Governo Regional é de 9. Devem-nos 8 milhões”, referiu o Presidente da centenária Associação de Futebol de Angra do Heroísmo.

O Portugal Football Summit, o maior Summit sobre futebol do mundo, segundo palavras de Pedro Proença, é uma iniciativa da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que este ano decorreu de 8 a 11 de outubro, na Cidade do Futebol, onde contou com mais de 25 mil visitantes, 125 painéis, 200 oradores e 250 entidades representadas.

A próxima edição (a segunda) está já agendada para setembro de 2026, entre os dias 23 e 26, onde “a Cidade do Futebol voltará a ser o epicentro do mundo do futebol, recebendo profissionais, Lendas do futebol, futsal e futebol de praia, adeptos e famílias num encontro que promete superar todas as expectativas”, pode ler-se no site da FPF.