Durante a tarde de ontem, em reunião de Direção da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), foram aprovadas novas medidas de apoio aos clubes reconhecidos no Processo de Certificação de Entidades Formadoras.

No início da presente época, como medida de apoio aos clubes e em particular à formação, foi anunciado, através do Comunicado Oficial 01, um desconto de 50% na inscrição de jogadores dos escalões de formação. Agora, deliberou a Direção da AFAH que a este valor acresce outro desconto aplicado aos clubes reconhecidos no Processo de Certificação de Entidades Formadoras, no valor de 5% por cada grau de Certificação obtido.

Assim sendo, os clubes classificados como Centro Básico de Formação de Futebol ou Futsal (CBFF) irão usufruir de um desconto de 55%; clubes classificados com uma estrela, desconto de 60%; clubes classificados com duas estrelas, 65%; clubes classificados com três estrelas, 70%; clubes classificados com quatro estrelas, 75%; e clubes classificados com cinco estrelas, 80%.

A Direção da AFAH quis ir mais longe, e reconhecendo a importância dos agentes desportivos não praticantes em todo o Processo de Certificação, determinou conceder descontos nas inscrições dos agentes desportivos não praticantes dos clubes reconhecidos no Processo de Certificação de Entidades Formadoras. 5% por cada grau de Certificação. O que significa que os clubes classificados como CBFF irão usufruir de um desconto de 5%; clubes classificados com uma estrela, desconto de 10%; clubes classificados com duas estrelas, 15%; clubes classificados com três estrelas, 20%; clubes classificados com quatro estrelas, 25%; e clubes classificados com cinco estrelas, 30%.

Para Maurício Toledo, presidente interino da AFAH e responsável pelo Processo de Certificação, “estas medidas fazem todo o sentido, pois vêm reforçar a aposta feita pela AFAH e pelos clubes no Processo de Certificação, sendo que ao mesmo tempo premeiam e incentivam os clubes a continuarem esta caminhada, crucial para o futuro dos clubes e das modalidades”.

Quanto a outros apoios já concedidos aos clubes, Maurício Toledo referiu que “para além destes descontos referentes ao Processo de Certificação agora mencionados, já havia sido deliberado, logo no início da época, que todos os clubes teriam um desconto de 50% na inscrição de jogadores dos escalões de formação. Agora, apenas viemos reconhecer e premiar o trabalho feito no Processo de Certificação. Outra ação de apoio aos clubes, passou pela oferta de equipamentos de proteção no combate à pandemia, tais como máscaras de proteção descartáveis e gel desinfetante”.

A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo está ao lado dos seus clubes filiados com o compromisso de os apoiar sempre e mais ainda neste período de pandemia, de forma a que está fase seja ultrapassada com o mínimo possível de constrangimentos.