No final de tarde do passado sábado, dia 17 de outubro, a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) deu início ao seu Centro de Treinos de Futebol Feminino, com um encontro promovido no Campo Municipal de Angra do Heroísmo.

O Centro de Treinos da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (CTAFAH) vem no seguimento do Centro de Treinos de Futebol Feminino - Fifa Academy, projeto promovido nas últimas épocas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e desenvolvido pelas Associações de Futebol nas respetivas áreas de jurisdição.

Carla Pereira, vice-presidente da AFAH com a pasta das modalidades femininas e responsável pelo CTAFAH, referiu que “apesar de a FPF ter terminado o seu projeto, a AFAH decidiu dar continuidade aos treinos de futebol feminino por entender serem fundamentais na promoção da modalidade.” Acrescentou ainda que “a AFAH já tem competição de futebol feminino em São Jorge e na Graciosa. E este Centro de Treinos, estamos em crer, será um contributo para que a ilha Terceira consiga num futuro próximo também ter futebol feminino sénior federado”.

Já em relação ao primeiro encontro, ocorrido no passado sábado, Carla Pereira mostrou-se muito satisfeita, referindo que “o treino correu muito bem e com a participação de muitas atletas, 23 para sermos mais exatos, com jogadoras de vários escalões etários, em que a mais nova tinha 14 anos e a mais velha tinha 30, o que demonstra que em Centro de Treinos não tem restrições de idade”. A vice-presidente destacou ainda o bom desempenho das presentes, bem como a boa disposição, acrescentando que “este foi mais um momento de promoção do futebol feminino na AFAH e em particular na ilha Terceira”.

Carla Pereira relembrou que o CTAFAH é aberto a todas as interessadas, quer pratiquem futebol ou futsal federado, quer não pratiquem, e que não há limite de idade para participar nos treinos, indicando de seguida que “os treinos vão continuar, à partida com uma sessão semanal”.

Quanto aos objetivos apontou “no imediato queremos formar uma seleção sub-14 e outra sub-17 com vista à participação nos torneios nacionais, isto se a pandemia permitir a sua realização. Já a longo prazo, pretendemos formar atletas para que os nossos clubes as possam vir buscar, digamos assim, e desta forma apostarem no futebol feminino”.

Para a dirigente da Associação este Centro de Treinos é mais uma forma de desmistificar a ideia de que o futebol é só para homens, pois “sabemos que há muitas miúdas com imensa qualidade e vontade de jogar futebol”.

A terminar as declarações, Carla Pereira mencionou que os treinos serão orientados por Paulo Meneses, atual selecionar do futebol da AFAH, deixando ainda no ar a possibilidade de se realizar um torneio de futebol feminino entre a três ilhas sob jurisdição da AFAH, no início no próximo ano.