Joaquim Milheiro, coordenador técnico do sector da formação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), visitou recentemente a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH). Na sessão de trabalho que se seguiu à visita estiveram presentes Paulo Gomes, presidente da AFAH, Maurício Toledo, vice-presidente adjunto e Saúl Neves, coordenador técnico.

Milheiro apresentou oficialmente as orientações da Federação Portuguesa de Futebol para o Futebol jovem e para as Selecções. O coordenador técnico nacional aproveitou ainda para auscultar os dirigentes da AFAH e para recolher informação sobre as especificidades que caracterizam o desenvolvimento das modalidades de Futebol e Futsal nas ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa. Entre os temas discutidos na reunião, destaque para o Futebol 9. Apesar de algumas associações distritais ainda não terem conseguido implementar esta modalidade, a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo é uma referência por tê-la actualmente activa ainda que a sua base de recrutamento de atletas seja inferior, em número, à das outras associações nacionais.

Paulo Gomes, presidente da AFAH, saiu do encontro optimista, “esta direcção tem um foco muito grande na formação e nas Selecções. As orientações da FPF vão de encontro ao que idealizámos, ainda que o facto de vivermos em ilhas possa condicionar uma ou outra coisa. A visita do coordenador técnico nacional serviu também, para transmitirmos as dificuldades que por vezes sentimos. Estou certo que juntos conseguiremos ultrapassá-las”.

Recorde-se que Joaquim Milheiro começou a trabalhar na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em 2011 sendo actualmente responsável pela coordenação técnica metodológica da formação masculina nacional e das selecções jovens da Equipa das Quinas.